Boa noite queridos,
Este post é mais um da saga "retirados do Fotolog da Pikitita". Estou copiando ele aqui pq pretendo, ainda esta noite, escrever o post do Mundo externo ao Solar do Barão!!!
Então para dar sentido ao futuro post, vamos ao Ctrl+C, Ctrl+V!!!
SOLAR DO BARÃO. Este pedacinho de terra pequeno no centro da cidade de Jundiaí, que guarda tanta história da nossa cidade, faz parte, também, da MINHA HISTÓRIA!!!
Parece que foi ontem minha primeira audição de piano... aquela menininha com perninhas tortas, que não tomava água pra não ter que ir ao banheiro e não precisar passar pela sala escura com o quadro do intimidante Barão de Jundiaí no Solar do Barão. E durante o dia, nos ensaios, com meu irmão e meus primos, quando íamos brincar no Jardim atrás do Casarão e nos escondíamos no meio das árvores e flores de tão pequenos que éramos...
Aquele lugar tem MUITO da minha história.... presenciou momentos tão bons, também momentos de tristeza. Foi palco de inúmeras audições de piano. Foi palco da minha formatura no conservatório. Foi palco das minhas fugas de aula do 3o colegial.
Em meio a lojinhas de coreano, em meio a gritos de protestantes, em meio a ciganas rondando e querendo ler sua sorte, em meio ao povão do centro da cidade, em meio a tanta poluição visual e sonora, no Solar do Barão eu SEMPRE encontrei PAZ.
Não sei explicar, mas quando atravesso aquele corredor após subir os poucos degraus, é como de Jundiaí inteira ficasse para trás e só existisse o que está a minha frente.
Me encanto com cada centímetrozinho de história que está abrigado na construção. O cheiro dos móveis antigos formigam o olfato e ficam deliciosos. O quadro negro com a imagem do Barão de Jundiaí, sério e intimidante, não amedronta mais. O jardim.... há, o jardim!!! Existem milhares de jardins no mundo, muitos feitos por profissionais experts em paisagismos, ganhadores de prêmio de Jardim (se é que isso existe hehehe). Mas, para Juliana Pikitita, o jardim mais encantador é o Jardim do Solar do Barão. Quando sento naqueles banquinhos incômodos ME sinto 100% Jundiaense, e sinto que realmente faço parte da história daquele lugar.
Bom, mas por que todo esse romance sobre o Solar do Barão justo HOJE??
Simples assim: esta tarde aguardava meu pai enquanto vagava no centro da cidade, após chegar de Campinas. Passei na frente do Casarão. Parei. Hesitei. Entrei. Eu já sabia que estava acontecendo uma exposição da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, e era meu primeiro motivo de subir as escadas. Mas o acaso me guiou até o Jardim atrás do Casarão. Uma força maior que eu me conduziu até lá e me encantei com o que vi. Mas o sonho durou pouco. Foi sentar no banquinho duro em frente ao Jardim Japonês que meu celular tocou e era meu pai, que estava chegando. (OBS.: as fotos do Jardim estão toscas e desfocadas pq foram tiradas justamente com a câmera podrex do celuca)
Pretendo voltar lá para apreciar a exposição. Mas pretendo, ainda mais, voltar no banquinho do Jardim Encantado, onde eu posso passar horas pensando em nada e encontrar PAZ em meio a muvuca da infernal praça central.
Compartilhando com vocês um momento meu...
Beijos a todos,
Pikitita que, lá no fundo, ainda não perdeu toda a sensibilidade que adquiriu com 12 anos de musicalização.
(post original de 23/02/11)
espaço reservado aos amigos e entusiastas dos devaneios poéticos e literários da não consagrada autora Juliana Andreotti de Barros: uma cientista em busca de algum sentido para as infinitas sensações da sua vida. Poeta entusiasta. Escorpiana de carteirinha. Cara de anjo nascida no fascinante Halloween, facilmente confundida com uma bruxa, Mohan! ***Todos os direitos de publicação são reservados a autora!***
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jardim Encantado....
ResponderExcluiré...
Jardim Secreto (o filme da minha vida!!!!!!!) Até me dá mais idéias de contos para escrever e ficar rica com eles XD
Sei como se sente em relação àquele lugar... sinto-me assim em certos lugares X também. eu te compreendo =3
Te prepara, futuramente eu farei parte da Academia Feminina de Letras de jundiaí *__________* Estou caminhando com isso =3
Se cuida, amowre!!!
=*****